Jornal Plural IpiaúConfira as edições impressa. Leia online ou baixe em PDF

Circuito Cine Éden movimenta cena cultural de Ipiaú.

 

Foto de José Américo Castro.

Circuito Cine Éden movimenta cena cultural de Ipiaú

-por Jamile Amine(Bahia Noticias)-

 

Foto de José Américo Castro.

Três anos após sua primeira edição, o Circuito Cine Éden volta a movimentar o município de Ipiaú, no sul da Bahia, entre os dias 14 e 17 de junho.

O festival acontece justamente no momento em que artistas têm se organizado para reivindicar a revitalização do Cine Teatro Éden, cuja fachada é tombada como Patrimônio Histórico Cultural.

“Resolvemos fazer o evento de forma independente, acionando parcerias que ajudaram com serviços e materiais, para que, além do virtual, tivéssemos um espaço presencial para encontro e debate sobre a revitalização do Cine Éden. Não há como realizar nada dentro do cine Éden pois a estrutura está ruim, telhado perto de cair e não há um espaço adequado para realizar todas as ações num só espaço, por isso procuramos espaços que já possuem a estrutura necessária para realizarmos cada uma das ações”, explicou o cineasta ipiauense Edson Bastos, idealizador do Circuito e representante do movimento “Por Um Novo Cine Éden”.

Sensível às reivindicações, o governo municipal de Ipiaú já manifestou interesse em colaborar com a requalificação do espaço, tendo se reunido, em abril, com a classe artística.

“A prefeitura está interessada em revitalizar. Acabou de abrir um edital do Fundo Setorial do Audiovisual em que ela entra com o terreno e a desoneração dos impostos, o governo estadual investe R$ 2 milhões e o governo federal investe até R$ 8 milhões para o governo estadual revitalizar três cinemas de cidade do interior com mais de 20 mil habitantes”, contou Edson Bastos, revelando que os representantes do movimento já buscam negociar com Rui Costa para a concretização do projeto.

Foto de José Américo Castro.

 

“Agora estamos tentando conversar com o governador, mas ainda não conseguimos marcar reunião com ele”, afirmou.
O Circuito

Foto de José Américo Castro.

Com programação gratuita distribuída em diversas partes da cidade, o evento terá uma mostra com exibição de 14 de filmes, além de atividades como bate-papos, oficinas, show musical e lançamento de livro. Um dos destaques do evento é a mesa de debate “Cultura como Direito Humano – Por Um Novo Cine Éden”, que acontece no dia 16 de junho, às 14h, no Campus XXI da Universidade do Estado da Bahia, com a presença de Juca Ferreira (Ex-ministro da Cultura), Daniel Puig (Pró-reitor da UFSB) e Denise Teixeira (Arquiteta, filha de Euclides Neto.

No mesmo dia, às 19h, a Câmara de Vereadores de Ipiaú receberá o lançamento do livro “Portas do Éden: a poética de José Américo Castro e o Imaginário Coletivo de Ipiaú”, organizado por Paulo Magalhães e escrito pelo jornalista, escritor e poeta José Américo Castro.

Foto de José Américo Castro.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *