Jornal Plural IpiaúConfira as edições impressa. Leia online ou baixe em PDF

Prado: Mais uma Baleia Jubarte aproximadamente 15 metros, é encontrada morta no litoral Pradense.

Mais um baleia jubarte aproximadamente 15 metros  de comprimento morreu após encalhar nas areias de Prado/BA. O animal foi encontrado por turistas na tarde deste domingo dia (20/08) na Praia da Paixão.

Conforme levantamento do Instituto Baleia Jubarte na Bahia, divulgado já passa de 15 baleias encalhadas e encontradas mortas no litoral do estado esse ano. Ainda conforme o instituto, o inverno no estado está mais rigoroso e o mar agitado tem feito as baleias encalharem.

Ainda conforme o  Projeto Baleia Jubarte, as baleias são atraídas para o litoral da Bahia, no inverno, porque as águas são quentes, em relação às águas em outros locais. Segundo os biólogos, cerca de 9 mil baleias visitam o estado por ano.

Jubarte de 13 metros é encontrada morta em praia do sul da BA; animal estava gestante. Situação ocorreu na cidade de Prado. Esse é o 19º caso de encalhe de baleia no estado este ano. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, que coleta dados sobre os animais na região, a baleia era uma fêmea e estava grávida. Só havia um filhote, que também morreu.

De acordo com especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado.

Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias. Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância.

Baleia de 13 metros foi encontrada morta em praia do sul da Bahia (Foto: Kassio Freita/Site Portal Sulbaiano)

Baleia de 13 metros foi encontrada morta em praia do sul da Bahia (Foto: Kassio Freita/Site Portal Sulbaiano).

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *