Jornal Plural IpiaúConfira as edições impressa. Leia online ou baixe em PDF

Que Deus, neste momento acolha e conforte a família de nossa querida amiga Eva Maria Machado Pinheiro.

WhatsApp Image 2018-01-13 at 09.26.47

Em Ipiaú, na madrugada deste sábado (13/01/2018), faleceu aos 79 anos de idade, Eva Maria Machado Pinheiro, popularmente conhecida em toda a cidade como “Professora Eva“.

Seu corpo está sendo velado no Salão Paroquial, ao lado da Igreja Matriz de São Roque, e o sepultamento está marcado para as 17 horas.

Foto de Jô da Aabb II.

 

Há 50 anos (em setembro de 1965) acontecia a inauguração do Ginásio Agrícola do Município de Ipiaú (GAMI), um estabelecimento de ensino fundado pelo prefeito Euclides Neto com o objetivo de garantir acesso da população carente ao segundo grau e incentivar a formação de técnicos que iriam atuar numa região cuja principal vocação econômica estava fundamentada na agropecuária. A Prefeitura instalou o primeiro ano ginasial com três turmas, manteve-o e conseguiu do estado o contrato de três professores, ficando o restante das despesas por conta do município. O professor Tatai (Edvaldo Santiago) foi convidado para dirigir o ginásio e conforme registrou o próprio Euclides, “erigiu um colégio modelo de ordem, compreensão e amor”. Auxiliando Tatai estavam os professores: Carlos Borges de Souza (Carlito), Eva Maria Machado Pinheiro, Milton Pinheiro dos Santos (Capitão Milton), Wanda Santiago, Altino Cerqueira e Antonio Carlos leão Martins, além do zelador Candido. O GAMI mantinha roças modelo, quadras de demonstração de forragens, estábulos, pocilgas, aviários, horto florestal, enfim atuava em função da economia regional. Era “a nossa mirim universidade rural”. Professores e alunos viviam em perfeita harmonia. 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *