Jornal Plural IpiaúConfira as edições impressa. Leia online ou baixe em PDF

De José Américo: Historia do futebol de Ipiaú.

Historia do futebol de Ipiaú.

Foto de José Américo Castro.

NO TEMPO DO CAMPO VELHO.

Foto de perfil de José Américo Castro

-José Américo Castro-

 

Antes do Estádio Pedro Caetano o campeonato de futebol ipiaúense era disputado no “Campo Velho” localizado na Praça Tupinambá, atual Praça Dr.Salvador da Matta.

Ali grandes partidas aconteceram, extraordinários craques foram revelados. As equipes do Palmeiras, Fluminense, Barroso, Pastoril e América, dentre outras, comandavam o espetáculo.

No biênio 1950/51, o “bicho papão” foi o time do América que conquistou dois títulos consecutivos e tinha no seu elenco um trio bom de bola formado por Zeca Fonseca,Santarém e Isaque Nascimento , também chamado de “Isaque Tapioca”.

Na imagem uma vista parcial da antiga praça e seu campo de futebol, tendo no destaque os três atletas mencionados. Trata-se de um registro histórico que retrata Ipiaú nos meados do século passado.Muita coisa mudou desde então.

Wilson Midlej Como me lembro desse trio… Havia outras feras no Palmeiras: Popó, Marambaia… O goleiro do Barroso era Hugão. Hugo Ribeiro, já o Fluminense, com Alex Tanure, Juju, Odilon, começando a montar o seu quadro, chegou a armar um timaço com Rinchão, Badu, Domingos, Mossoró, Valdemir… e, se não me engano, Nilsinho, que veio de Jequié e depois, em dupla com Mário, no meio de campo, foi um dos maiores meia armadores da Bahia. Virou celebridade no Brasil quando o Bahia conquistou o primeiro campeonato nacional.

Ewerton Almeida Zecão e Isaac Pinheiro. Uma zaga de respeito. Vi de perto os dois atuando no velho campo de futebol.. Pela vez primeira usei chuteira no velho campo. Seu Coleta treinava os meninos e os de idade mais avançada que jogavam muito. Lembro bem das revelações à época. Chico Gaso, Noquinha, Raimundo Chupa Óleo, Dominguinho, Zuca de Dr. Noé, o filho mais velho de Mário Escrivão cujo nome me foge a memória e muitos outros. Todos foram craques de Bola. Eu tinha 8 a 9 anos. Lembro bem aquela época.
José Américo Castro respondeu: Nélio é o filho mais velho de Mario Escrivão.
Aílton Barnabe da Silva Esse trio da foto era do América? Estou reconhecendo Isaac Pinheiro e Zeca Fonseca. O goleiro não lembro o nome. Outra coisa que estou observando é que o Campo Velho já era gramado nessa época? Alguém pode me informar? Ainda dá pra ver os coqueiros em frente à casa de Zé Américo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *